terça-feira, dezembro 25, 2007

hohohoho

Papai Noel realmente é uma figura. Quando apareceu no meio da noite de ontem, estávamos tocando balde, pandeiro, caixa, zabumba e a maior zoeira. Ele tirou seu sobretudo vermelho (por baixo tinha uma camisa do Flamengo), levantou as barras da calça e ficou até quatro da manhã. Foi um Feliz Natal, que, hohohoho, desejamos para os amigos!

domingo, dezembro 23, 2007

Abraji elege diretoria para período 2008/2009

Abraji elege diretoria para período 2008/2009; Angelina Nunes é a nova presidente
Eleição eletrônica pela internet ocorreu entre sexta e domingo; única inscrita, Chapa 1 recebeu 39 votos
Os sócios profissionais da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo escolheram a diretoria que vai comandar a Abraji entre 2008 e 2009. Votando pela internet, mediante o uso de senha e um sistema de verificação para evitar votos múltiplos de um mesmo eleitor, os associados deram 39 votos para a Chapa 1.

A nova presidente, Angelina Nunes, trabalha em "O Globo". Comandando uma equipe do mesmo jornal, venceu o Prêmio Esso em 2005 por uma série de reportagens sobre o enriquecimento dos deputados da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

O vice-presidente eleito é Fernando Rodrigues, colunista licenciado da Folha de S.Paulo. Os demais membros da diretoria eleita são Adriana Carranca (O Estado de S. Paulo), Ana Estela de Sousa Pinto (Folha de S.Paulo), Claudio Tognolli (USP e Consultor Jurídico), Fernando Molica (Rede Globo), Giovani Grizotti (RBS), Ivana Moreira (Valor Econômico), Liége Albuquerque (Agência Estado), Marcelo Beraba (Folha de S.Paulo), Plínio Bortolotti (O Povo).

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Os causos de Bartô no Jô


Eu tive o prazer de ter uma aula de Bartolomeu Brito na minha primeira ida ao o Complexo do Alemão, durante uma operação da PM. Sem entender a geografia do lugar, ele deu uma volta comigo, andando e mostrando cada local, explicando a história da ocupação e a tomada pelo tráfico de uma área residencial da Zona Norte. Grande Bartozinho e seu inseparável chaveiro do Flamengo! Nesta semana Bartô contou seus casos no Jô.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

De carro até NY

Vera Saboya fez uma relação das mesas recomendadas, de acordo com ela, em quatro cidades: Paris, Nova York, São Paulo e Tiradentes. Entre eles, o Angelica Kitchen, que fica na 300 East 12th St. Tel. 1 (212) 228-2909. Já estou pronto para ir almoçar lá num domingo sem plantão, veja:


Exibir mapa ampliado

O mais divertido no mapa é a seguinte ordem:

... 11. Vire à direita na Av. Atlântica 0.5 km - 1 min
12. Vire à esquerda na R. Rodolfo Dantas - 26 m
13. Atravessar o Oceano Atlântico a nado Entrando em United States (Florida) 9.207 km - 47 dias 23 horas
14. Curva suave à direita na 4th St 0.3 km - 1 min
15. Vire à direita na Washington Ave 0.1 km
16. Vire à esquerda na 5th St ...

Caixa furada. E pingando $... $...

Talvez seja porque divulgaram um lucro pequeno, ao contrário dos outros bancos, por causa de uma política equivocada de empréstimos. Ou então pela falta de qualidade no atendimento, pelas filas de dia inteiro, pela necessidade de frequentar o banco diversas vezes sem a opção de resolver os compromissos pela internet. Pode ser o jeitinho de driblar o controle de tarifas bancárias anunciado para o ano que vem. O que mais poderia explicar o absurdo aumento de 87% da famigerada taxa mensal de manutenção de conta corrente da Caixa Econômica Federal? E o pior, minha alforria do banco depende da quitação de um financiamento habitacional. Não posso pagar a prestação com um boleto bancário, sou obrigada a sustentar o ônus de manter uma conta corrente.

PS: O aumento ocorreu antes do fim da CPMF.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Foi show

A idéia foi do Ancelmo Gois: juntar os colegas para um encontro de final de ano no Pescoção Musical. Do samba ao blues, o Mistura Fina viveu uma noite de muita diversão. Houve a cota profissa (com músicos profissionais, como Beto Cazes e Nuno Neto), a semi-profissa (os coleguinhas acostumados a brilhar nos palcos da cidade, como Janjão e Marceu), a semi-amadora (os coleguinhas que amam cantar mas se cercaram de profissas, como o Trajano, Bloch e Flávia Oliveira) e a amadora propriamente dita (eu, Angelina e Osvaldo, os únicos 100% amadores), além da cota família Horta, cota nova geração e a cota Maranhão. Outro destaque foi o João Máximo, o apresentando as atrações.

Depois, a carruagem virou abóbora e encaro o plantão da madruga...

domingo, dezembro 09, 2007

Cansativo cansativo

Trabalhar de madrugada é cansativo.
Trabalhar no final de semana é cansativo.
Trabalhar de madrugada no final de semana é cansativo é cansativo.

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Sabedoria popular

O que não tem remédio, remediado está.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

O fim de 2007

Tô cansado. Não se trata de basta´s nem de problemas existenciais, não é nada disso. Só queria dormir. Mas o fim de um ano é tempo de festas, caixinhas, felicidades, presentes, fogos, comilanças. Uuuuaaaaaa, que sono.

terça-feira, dezembro 04, 2007

A dupla articulação

Dupla articulação. A dupla articulação da linguagem.

A dupla articulação da linguagem é um dos dois dois princípios básicos da gramática para os funcionalistas (além da pertinência comunicativa). De acordo com este conceito, qualquer enunciado lingüístico pode ser dividido em unidades significativas mínimas, que são os monemas. Essa é a primeira articulação. Tais unidades, por sua vez, segundo André Martinet (1978, p. 11), constam de uma forma vocal (significante) e de um sentido (significado). O sentido dificilmente pode ser analisado em unidades menores. A forma vocal ou significante, no entanto, consta de unidades distintivas mínimas, que são os fonemas. Essa é a segunda articulação.

Surgem, então, as unidades lingüísticas essenciais para os funcionlistas: os monemas, cuja função é significar, e os fonemas, cuja função é distingüir. Os monemas fazem parte da primeira articulação e os fonemas, da segunda.

O princípio da pertinência baseia-se na afirmação de André Martinet de que toda descrição de um objeto deve apoiar-se em um ponto de vista.

“Qualquer descrição supõe uma seleção: por muito simples que à primeira vista pareça, qualquer objeto é susceptível de se revelar infinitamente complexo. Ora, a descrição é necessariamente finita, o que significa que só poderão apresentar-se alguns traços do objeto a descrever, traços que têm largas possibilidades de não ser os mesmos em duas descrições de duas pessoas.”(Martinet, 1978, p. 30).

Os traços pertinentes, em lingüística, são aqueles que contribuem para o sucesso da comunicação e, os não pertinentes são aqueles que não contribuem.