domingo, agosto 03, 2008

'O trem atrasou'

Hoje, em tempos de globalização, o que se vê é uma grande indiferença pelo outro. Isso percebe-se mais claramente nas relaçoes de trabalho. O operário enfrenta engarrafamentos, atrasos de barcas ou de trens e como consequência, também chega atrasado ao local de trabalho. E o que acontece? Ele é responsabilizado por isso.

Em outros tempos, tempo de maior consideração e respeito pelo outro, era diferente...

Estou ouvindo Nara Leão cantar "O trem atrasou" que diz assim:

"Patrão o trem atrasou - por isso estou chegando agora - trago aqui um memorando da Central - o trem atrasou meia hora - o senhor não tem razão - pra me mandar embora."

O samba segue e ficamos sem saber se houve ou não a demissão do empregado. Porém o que mostra que havia uma maior preocupação com as pessoas, é a existência do memorando que a Central do Brasil liberava para seus usuários que precisassem justificar eventuais atrasos. Agindo assim, a empresa assumia a responsabilidade, isentando-os de qualquer culpa. Maravilha né não?

Salve Paquito - Artur Vilarinho e Estanislau Silva, compositores, que com esse samba, permitem-nos resgatar um comportamento mais saudável em nossa culturaa, o que nos estimula a continuar acreditando que é possível mudar...

Salve Roberto Paiva, o primeiro a gravar esse samba e um beijo pra nossa inesquecível Nara Leão...