quinta-feira, agosto 27, 2009

Intolerância religiosa em debate

A intolerância religiosa será debatida no dia 4 de setembro de 2009, às 9h, na UFF (Auditório Macunaíma Bloco B sala 405 - Campus do Gragoatá - São Domingos, Niterói). Trata-se de mais um evento de comemoração dos 15 anos do NUFEP e é a primeira atividade do Projeto A crença na igualdade e a produção da desigualdade nos processos de administração institucional dos conflitos no espaço público fluminense: religião, direito e sociedade, em uma perspectiva comparada. O objetivo deste projeto é pesquisar formas de administração institucional de conflitos observáveis nos espaços públicos do Rio de Janeiro, em decorrência de possíveis formas de expressão de diferenças identitárias (étnicas, religiosas, sociais, econômicas, etc.), assim como dos reclamos por direitos de cidadania frente às instituições representativas do Estado e da economia de mercado, que conta com financiamento da FAPERJ.

terça-feira, agosto 25, 2009

14 jornais do Rio publicam a coluna O presidente responde

 A oitava edição da coluna O Presidente Responde, assinada por Lula, foi publicada hoje. Ao todo, 145 jornais estão cadastrados. No estado do Rio, são estes 14 abaixo:
 
A Voz da Serra – Nova Friburgo (RJ)
Correio de Notícias – Volta Redonda(RJ)
Diário Comercial – Rio de Janeiro
Diário da Costa do Sol – Macaé (RJ)
Entre Rios – Três Rios 
Folha da Manhã – Campos dos Goytacazes
Folha de Teresópolis – Teresópolis 
Folha Fluminense – Resende (Semanal)
Jornal Foco Popular – Seropédica (Quinzenal)
Meia Hora – Rio de Janeiro
Monitor Mercantil – Rio de Janeiro
O Debate – Diário de Macaé – Macaé
Povo do Rio – Rio de Janeiro
Tribuna da Serra – Cordeiro (Semanal)
 
A coluna estará à disposição dos veículos de comunicação não-cadastrados e ao público em geral no site da Secretaria de Imprensa (www.imprensa.planalto.gov.br) às terças-feiras, depois de publicada pelos jornais impressos cadastrados.

sábado, agosto 22, 2009

O que fazer para diminuir a reincidência criminal de 80% no estado do Rio?

O que fazer para diminuir a reincidência criminal de 80% no estado do Rio? Os dados são da Secretaria de estado de Administração Penitenciária (SEAP) e a pergunta será debatida na próxima quinta-feira, 27 de agosto no Auditório Nelson Ribeiro Alves (Av. Erasmo Braga 115, 4º andar, Castelo), entre 9h30m e meio-dia. A Escola da Magistratura do estado do Rio (EMERJ) reunirá um grupo de acadêmicos para discutir a inserção social de egressos do sistema penitenciário e jovens em conflito com a lei. Participarão do encontro magistrados, especialistas e 80 empreendedores do Projeto Incubadora de Empreendimentos para Egressos (IEE).

sexta-feira, agosto 21, 2009

Era uma outra História: Política Social do Governo Itamar Franco: 1992-1994

Denise Paiva lança o livro "Era uma outra História: Política Social do Governo Itamar Franco: 1992-1994" (Editora UFJF) nesta quinta-feira, às 18h, no Salão Moniz Aragão-FCC, Campus UFRJ Praia Vermelha-Rio. O evento conta com o apoio do NETCCON-JPPS, NEPP e Fundação Astrogildo Pereira.

As presenças do presidente Itamar Franco, do ministro Jamil Haddad, de Luiza Erundina, de Adair Rocha, representante do MinC no Rio de Janeiro, de Celso Japiassú e de Aspásia Camargo, entre outras,  já estão confirmadas, de acordo com os organizadores. A coordenação da mesa será feita pelo Professor Evandro Vieira Ouriques, coordenador do NETCCON e do JPPS, e pela Professora Mariléa Venâncio Porfírio, coordenadora do NEPP.

O Plano Real é o grande destaque do período. A criação da ONG Ação pela Cidadania também marcou a época.

terça-feira, agosto 18, 2009

Dia Mundial da Fotografia

Uma exposição coletiva com o trabalho de pelo menos 20 repórteres fotográficos em Copas do Mundo de futebol, de 1958 a 2006, e uma projeção de imagens sobre o tema "Trabalhadores" vão comemorar o Dia Mundial da Fotografia, amanhã (19), às 19h30. Em seguida, haverá debate. "O Brasil de Todas as Copas" Auditório João Saldanha – Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, Cinelândia. Entrada Franca

Sangue bom

Os componentes do sangue, sistemas de defesa, medula óssea, sistema circulatório, DNA, tipagem sanguínea, a relação entre alimentação, doenças e imunidade serão mostrados de uma maneira totalmente diferente da convencional no Espaço Ciência Viva, no dia 29 de agosto, a partir das 14h. A exposição Sábado da Ciência - Um mergulho no sangue é gratuita  e fica na Rua Heitor Beltrão 321, Tijuca. http://www.cienciaviva.org.br

segunda-feira, agosto 10, 2009

Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo será transmitida em tempo real

A Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo, entre os dias 15 e 18 de agosto, em Lima, no Peru, será transmitida em tempo real. Todo o encontro será fechado e os jornalistas que se registrarem vão poder assistir às apresentações pela internet. O Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS) e a Transparência Internacional organizam o evento pela primeira vez.