terça-feira, setembro 29, 2009

O relato de uma professora sobre gás, asfixia e educação

"Ontem, 24 de setembro, na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, onde leciono em Sala de Leitura, vivemos uma situação de alta gravidade, quando um gás asfixiante tomou os espaços do grande prédio, gerando pânico, como nos filmes americanos de catástrofes. A forte ardência nos olhos e na garganta, aliada à atmosfera geral de desespero, arrancaram-me,  às pressas, da sala. Infiltrei-me na multidão que descia as escadas, buscando salvação. Em seguida, senti uma dor aguda, após a visão inusitada do meu joelho girando bruscamente. Travei. Já não podia mais buscar a saída. Mas, brotando da aflição geral, o Universo enviou-me dois alunos que me conduziram no colo até um táxi, e, depois, ao hospital.

"Comenta-se que o autor do ato de vandalismo seria um estudante da própria escola. Hoje, com a perna imobilizada, e impedida de trabalhar, recobro meu equilíbrio emocional , que se esvaiu nas muitas lágrimas de ontem, para expressar minha visão sobre a estrutura a que estamos entregues.  Nós, professores, diretores, coordenadores, guerreiros idealistas, que lidamos intimamente com o dia-a-dia das escolas, somente nós conhecemos as dificuldades enfrentadas para exercermos nosso ofício. Como mágicos criativos, tentando retirar da velha cartola da Educação, um pombo milagroso que nos ajude a melhor realizar nossa tarefa amorosa e digna, de informar e formar personalidades. Nossa bela e árdua tarefa de ensinar, em meio ao caos social que se reflete n'as salas de aula superlotadas, e nos colégios sem inspetores suficientes. E, sobretudo, sem orientadores educacionais, ou psicólogos, parceiros  essenciais para atender à demanda crescente de adolescentes com graves problemas emocionais (que nem sempre a família absorve). Problemas que temos de enfrentar, mesmo sem qualificação profissional especializada, e em detrimento da nossa saúde física, emocional e psicológica."

CARMEN MORENO (professora e escritora)

quinta-feira, setembro 17, 2009

O dia do pedestre - Vaga viva

A sexta-feira anterior ao Dia Mundial Sem Carro (22/9) ficou instituída como o Park(ING) Day. Organizações do mundo inteiro ocupam vagas de carros com grama, bancos e plantas transformando-os em parques, áreas de convivência , beneficiando centenas de pessoas, em vez de apenas os proprietários dos carros estacionados.

No Rio, a Vaga Viva é realiozada desde 2006, sempre na Rua Senador Dantas em frente à Travessa dos Poetas de Calçada. Nesta sexta, os voluntários da ONG Transporte Ativo estarão no local de 6h até 18h oferecendo bancos e cadeiras de praça, revistas, roda de violão, bicicletário e bate-papo animado sobre assuntos agradáveis. O local chega a ter um fluxo de 2 mil pessoas por hora no horário do almoço.
 
Para saber mais sobre a Vaga Viva visite os links abaixo:

Transporte Ativo: www.ta.org.br
O que é a Vaga Viva: http://blog.ta.org.br/2008/08/26/o-que-vaga-viva/
Hoje essa vaga ganhou vida!: http://blog.ta.org.br/2007/09/21/vaga-ganhou-vida/
A primeira Vaga Viva Carioca: http://blog.ta.org.br/2006/10/16/videos_setembro/
Vaga Viva e Dia da Árvore em 2007: http://blog.ta.org.br/2007/09/20/vagaviva-arvore/
Sessão de fotos: http://blog.ta.org.br/2007/09/27/um-pouco-de-acao-direta/
Vídeo da Vaga Viva 2008: http://blog.ta.org.br/2009/01/13/um-pouco-vaga-viva/
O link internacional: http://www.parkingday.org/
Mapa das vagas vivas no mundo (a do Rio de Janeiro já está lá):
http://www.communitywalk.com/san_francisco/ca/parking_day_2009_map/map/369376

terça-feira, setembro 15, 2009

Campanha pelo uso responsável da internet

Record vai lançar o R7 para fazer frente ao G1. Mas, por que 7?

A Record vai lançar o R7 para fazer frente ao G1. Mas, por que 7? Ainda não entendi. Abaixo, a matéria do Comunique-se:

O R7, portal de notícias da Rede Record, estreia no dia 27/09. Na data se comemoram os 56 anos da emissora e o aniversário de dois anos da Record News. O R7 já conta com uma equipe de 160 profissionais, muitos deles vindos de veículos como Folha Online, UOL, Agora São Paulo, entre outros.

O portal irá concorrer com o Terra, IG, UOL e G1. O R7 reunirá material exclusivo do portal de vídeos da TV Record, da Record News, Record Internacional e de outros veículos do grupo, como Correio do Povo e as rádios Cidade, Record e Guaíba. Além disso, o portal também fará parte da programação da Rede Record.

O R7 contará com blogs de personalidades, como Ana Hickmann, Britto Junior e os jornalistas Ana Paula Padrão, Britto Jr., Celso Freitas, Cosme Rímoli e Fabíola Reipert, além do conteúdo noticioso e de vídeos próprios.

Com informações do IDG Now.

http://www.comunique-se.com.br/

quinta-feira, setembro 10, 2009

Ciclo Cidadania em Debate: Educação e Cidades, com Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

O  coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, vai explorar o tema Educação e Cidades no Ciclo Cidadania em Debateno dia 13 de setembro, às 15h. O evento vai ocupar os jardins do Museu da Repúbilca nos próximos dias 12 e 13 de setembro. O projeto Constituição de 1988: a voz e a letra do cidadão – Cidadania em debate, oferece ao público uma ampla programação multidisciplinar para refletir sobre os 20 anos da Constituição do Brasil.
 

sexta-feira, setembro 04, 2009

O cliclo do café e a recuperação do Centro do Rio na Bienal do Livro

A Light quer acender o debate sobre a importância do desenvolvimento do Rio de Janeiro durante a bienal do Livro. Na pauta, o Projeto de Revitalização da Rua Larga, que envolve empresas da Rua Marechal Floriano e adjacências, no Centro. Haverá, ainda, palestras sobre as fazendas do ciclo do café e sobre o Parque Arqueológico de São João Marcos, no Vale do Paraíba fluminense.