quarta-feira, novembro 30, 2011

Reforma no Sítio Burle Marx recupera a Cozinha de Pedra

Não são apenas as plantas que tornam o Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, um dos locais mais interessantes da cidade. O paisagista também cultivava o gosto pelas artes e arquitetura. Tanto que o pavilhão chamado de Cozinha de Pedra, projeto de Haroldo Barroso e Rubens Breitman, ganhou um prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil em 1963. Porém, problemas com a laje impediam que a cascata do local caísse como fora idealizada. Agora, a restauração está concluída.

-  A laje do teto estava fletida desde sua inauguração, incapaz de suportar um reservatório que fora idealizado para transbordar como lâmina d'água, formando uma cortina de 4 metros de largura, num lago em nível 5 metros mais baixo - explica Robério Dias, diretor do Sítio Burle Marx.

A primeira ideia de recuperação do local era reforçar a laje com fibra de carbono, mas na licitação não apareceu nenhuma firma disposta a executar este complicado serviço.
- A partir da sugestão do arquiteto e calculista Santiago Calatrava que visitou o Sítio em Junho de 2010, resolvemos destruir e
reconstruir a laje que, por ser plana, não oferecia nenhuma dificuldade para ser replicada exatamente como a original - diz o
diretor do Sítio.

Robério Dias produziu um vídeo de menos de quatro minutos que mostra o processo de reforma e o local pronto, espaço de incrível beleza.