domingo, dezembro 27, 2009

Caso Sean: "Trata-se de um assunto de família, exclusivamente de família. Não há interesse público envolvido"

Erramos?

Clóvis Rossi - Clóvis Rossi
Folha de S. Paulo - 27/12/2009
 

SÃO PAULO - A capa da Folha de ontem diz que "na mídia e em declarações de autoridades americanas, o caso [do menino Sean Goldman, devolvido ao pai após uma novela de cinco anos] ganhou contorno de disputa entre países".
É verdade e, por isso mesmo, o papel da mídia precisaria ser discutido nesse caso.
Trata-se de um assunto de família, exclusivamente de família. Não há interesse público envolvido. Há, sim, curiosidade pública, o que é bem diferente. Do que decorre a pergunta que me parece central e me causa desconforto: temos, os jornalistas, o dever, a obrigação, de atender sempre a curiosidade do público, mesmo quando ela é invasiva? Neste caso, é pior ainda, porque invasiva de uma criança.
Não, não me venham dizer que invadimos cotidianamente a privacidade de muitas pessoas. É verdade, mas, em 99,9% dos casos, trata-se de pessoas públicas, que procuraram a notoriedade, não raro apoiando-se na mídia.
A busca pelos holofotes tem preço. Muitas vezes, os holofotes acesos pela mídia é que impedem abusos de diferentes naturezas.
Mas Sean não procurou os holofotes. Seu caso acabou por se transformar em exercício de jornalismo-espetáculo.
E não apenas no Brasil: a rede norte-americana NBC não fretou um avião para levá-lo aos EUA com o pai por amor à infância, mas por amor ao espetáculo.
Nesse espetáculo acabamos por cometer um pecado grave: demos abrigo a uma acusação, feita pela avó materna, de que o Executivo e o Judiciário brasileiros venderam-se aos Estados Unidos pagando com Sean pela manutenção de vantagens comerciais.
Nenhum jornalista sério diria tal coisa por sua conta. Se o dissesse, correria o risco de purgar elevada pena. No entanto, no jornalismo-espetáculo, a acusação foi ao ar e ao papel. Incomoda, não?

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Feliz Natal!!!




TENHAM UM NATAL HEXALENTE




segunda-feira, dezembro 07, 2009

O urubu-Rei do Brasil

Os campeões do Brasileiro - O Mengão é Hexa!

Hexa

1980 - Flamengo 1982 - Flamengo 1983 - Flamengo 1987 - Flamengo 1992 - Flamengo 2009 - Flamengo
1977 - São Paulo 1986 - São Paulo 1991 - São Paulo 2006 - São Paulo 2007 - São Paulo 2008 - São Paulo

Tetra

1974 - Vasco 1989 - Vasco 1997 - Vasco 2000 - Vasco
1972 - Palmeiras 1973 - Palmeiras 1993 - Palmeiras 1994 - Palmeiras
1990 - Corinthians 1998 - Corinthians 1999 - Corinthians 2005 - Corinthians

Tri
1975 - Inter 1976 - Inter 1979 - Inter

Bi
1981 - Grêmio 1996 - Grêmio
2002 - Santos 2004 - Santos

Campeão
1971 - Atlético-MG
1978 - Guarani
1984 - Fluminense
1985 - Coritiba
1988 - Bahia
1995 - Botafogo
2001 - Atlético-PR
2003 - Cruzeiro

Hexacampeão!

Hexacampeão! Por enquanto, é só o que dá para falar. Quando retomar o fôlego, voltamos.
MEEEEEEEEEEEENNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGOOOOOOOOOOOO!!!
 

terça-feira, outubro 06, 2009

O que é daltonismo? Daltônico pode dirigir? Como saber se sou daltônico?


Aproximadamente 8% da população mundial masculina sofre de discromatopsia, tambêm conhecida como daltonismo. Esta deficiência provoca confusão na percepção das cores, principalmente entre o vermelho e o verde. Muitas pessoas desconhecem o problema até o momento em que fazem o exame de visão do Detran para a obtenção da carteira de motorista.

O médico Josier Vilar, Presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casa de Saúde do Rio de Janeiro (SindhRio), é portador de daltonismo, mas só comprovou a deficiência ao ingressar na faculdade, aos 18 anos. Assim como a maioria dos daltônicos, Vilar decorou a ordem das luzes do semáfaro vertical, e dirige normalmente.

O código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) determina que todas as lentes dos semáforos sejam circulares, mas não há nenhuma lei que assegure a posição vertical dos mesmos - hoje existem diversos semáforos verticais espalhados pelo País. Preocupado com a segurança no trânsito e buscando melhorar a qualidade de vida dos daltônicos, que muitas vezes passam pelo constrangimento de perderem suas habilitações no exame renovação da carteira, Vilar criou um padrão geométrico para os sinais de trânsito, sem comprometer o padrão colorimétrico, no qual os focos das lentes passam a ser também figuras geométricas - quadrado, para o vermelho; triângulo, para o amarelo e círculo, para o verde. Desenvolvido em parceria com o Deputado Federal Fernando Gabeira, a idéia resultou no Projeto de Lei 4937/09 que atualmente tramita na Câmara.

Se o projeto for aprovado, cada Detran deverá adaptar metade dos semáfaros das cidades no prazo de um ano. Em dois anos, todos os sinais de trânsito deverão ser adaptados.

“A nova padronização dos semáforos não vai representar altos custos para os Detrans, já que apenas as lentes serão adaptadas”, finaliza Vilar. Quem apóia a causa pode acessar o site www.daltonicosnotransito.com.br, e se cadastrar na lista que vai recolher assinaturas para a aprovação do Projeto na Câmara.

terça-feira, setembro 29, 2009

O relato de uma professora sobre gás, asfixia e educação

"Ontem, 24 de setembro, na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, onde leciono em Sala de Leitura, vivemos uma situação de alta gravidade, quando um gás asfixiante tomou os espaços do grande prédio, gerando pânico, como nos filmes americanos de catástrofes. A forte ardência nos olhos e na garganta, aliada à atmosfera geral de desespero, arrancaram-me,  às pressas, da sala. Infiltrei-me na multidão que descia as escadas, buscando salvação. Em seguida, senti uma dor aguda, após a visão inusitada do meu joelho girando bruscamente. Travei. Já não podia mais buscar a saída. Mas, brotando da aflição geral, o Universo enviou-me dois alunos que me conduziram no colo até um táxi, e, depois, ao hospital.

"Comenta-se que o autor do ato de vandalismo seria um estudante da própria escola. Hoje, com a perna imobilizada, e impedida de trabalhar, recobro meu equilíbrio emocional , que se esvaiu nas muitas lágrimas de ontem, para expressar minha visão sobre a estrutura a que estamos entregues.  Nós, professores, diretores, coordenadores, guerreiros idealistas, que lidamos intimamente com o dia-a-dia das escolas, somente nós conhecemos as dificuldades enfrentadas para exercermos nosso ofício. Como mágicos criativos, tentando retirar da velha cartola da Educação, um pombo milagroso que nos ajude a melhor realizar nossa tarefa amorosa e digna, de informar e formar personalidades. Nossa bela e árdua tarefa de ensinar, em meio ao caos social que se reflete n'as salas de aula superlotadas, e nos colégios sem inspetores suficientes. E, sobretudo, sem orientadores educacionais, ou psicólogos, parceiros  essenciais para atender à demanda crescente de adolescentes com graves problemas emocionais (que nem sempre a família absorve). Problemas que temos de enfrentar, mesmo sem qualificação profissional especializada, e em detrimento da nossa saúde física, emocional e psicológica."

CARMEN MORENO (professora e escritora)

quinta-feira, setembro 17, 2009

O dia do pedestre - Vaga viva

A sexta-feira anterior ao Dia Mundial Sem Carro (22/9) ficou instituída como o Park(ING) Day. Organizações do mundo inteiro ocupam vagas de carros com grama, bancos e plantas transformando-os em parques, áreas de convivência , beneficiando centenas de pessoas, em vez de apenas os proprietários dos carros estacionados.

No Rio, a Vaga Viva é realiozada desde 2006, sempre na Rua Senador Dantas em frente à Travessa dos Poetas de Calçada. Nesta sexta, os voluntários da ONG Transporte Ativo estarão no local de 6h até 18h oferecendo bancos e cadeiras de praça, revistas, roda de violão, bicicletário e bate-papo animado sobre assuntos agradáveis. O local chega a ter um fluxo de 2 mil pessoas por hora no horário do almoço.
 
Para saber mais sobre a Vaga Viva visite os links abaixo:

Transporte Ativo: www.ta.org.br
O que é a Vaga Viva: http://blog.ta.org.br/2008/08/26/o-que-vaga-viva/
Hoje essa vaga ganhou vida!: http://blog.ta.org.br/2007/09/21/vaga-ganhou-vida/
A primeira Vaga Viva Carioca: http://blog.ta.org.br/2006/10/16/videos_setembro/
Vaga Viva e Dia da Árvore em 2007: http://blog.ta.org.br/2007/09/20/vagaviva-arvore/
Sessão de fotos: http://blog.ta.org.br/2007/09/27/um-pouco-de-acao-direta/
Vídeo da Vaga Viva 2008: http://blog.ta.org.br/2009/01/13/um-pouco-vaga-viva/
O link internacional: http://www.parkingday.org/
Mapa das vagas vivas no mundo (a do Rio de Janeiro já está lá):
http://www.communitywalk.com/san_francisco/ca/parking_day_2009_map/map/369376

terça-feira, setembro 15, 2009

Campanha pelo uso responsável da internet

Record vai lançar o R7 para fazer frente ao G1. Mas, por que 7?

A Record vai lançar o R7 para fazer frente ao G1. Mas, por que 7? Ainda não entendi. Abaixo, a matéria do Comunique-se:

O R7, portal de notícias da Rede Record, estreia no dia 27/09. Na data se comemoram os 56 anos da emissora e o aniversário de dois anos da Record News. O R7 já conta com uma equipe de 160 profissionais, muitos deles vindos de veículos como Folha Online, UOL, Agora São Paulo, entre outros.

O portal irá concorrer com o Terra, IG, UOL e G1. O R7 reunirá material exclusivo do portal de vídeos da TV Record, da Record News, Record Internacional e de outros veículos do grupo, como Correio do Povo e as rádios Cidade, Record e Guaíba. Além disso, o portal também fará parte da programação da Rede Record.

O R7 contará com blogs de personalidades, como Ana Hickmann, Britto Junior e os jornalistas Ana Paula Padrão, Britto Jr., Celso Freitas, Cosme Rímoli e Fabíola Reipert, além do conteúdo noticioso e de vídeos próprios.

Com informações do IDG Now.

http://www.comunique-se.com.br/

quinta-feira, setembro 10, 2009

Ciclo Cidadania em Debate: Educação e Cidades, com Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

O  coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, vai explorar o tema Educação e Cidades no Ciclo Cidadania em Debateno dia 13 de setembro, às 15h. O evento vai ocupar os jardins do Museu da Repúbilca nos próximos dias 12 e 13 de setembro. O projeto Constituição de 1988: a voz e a letra do cidadão – Cidadania em debate, oferece ao público uma ampla programação multidisciplinar para refletir sobre os 20 anos da Constituição do Brasil.
 

sexta-feira, setembro 04, 2009

O cliclo do café e a recuperação do Centro do Rio na Bienal do Livro

A Light quer acender o debate sobre a importância do desenvolvimento do Rio de Janeiro durante a bienal do Livro. Na pauta, o Projeto de Revitalização da Rua Larga, que envolve empresas da Rua Marechal Floriano e adjacências, no Centro. Haverá, ainda, palestras sobre as fazendas do ciclo do café e sobre o Parque Arqueológico de São João Marcos, no Vale do Paraíba fluminense.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Intolerância religiosa em debate

A intolerância religiosa será debatida no dia 4 de setembro de 2009, às 9h, na UFF (Auditório Macunaíma Bloco B sala 405 - Campus do Gragoatá - São Domingos, Niterói). Trata-se de mais um evento de comemoração dos 15 anos do NUFEP e é a primeira atividade do Projeto A crença na igualdade e a produção da desigualdade nos processos de administração institucional dos conflitos no espaço público fluminense: religião, direito e sociedade, em uma perspectiva comparada. O objetivo deste projeto é pesquisar formas de administração institucional de conflitos observáveis nos espaços públicos do Rio de Janeiro, em decorrência de possíveis formas de expressão de diferenças identitárias (étnicas, religiosas, sociais, econômicas, etc.), assim como dos reclamos por direitos de cidadania frente às instituições representativas do Estado e da economia de mercado, que conta com financiamento da FAPERJ.

terça-feira, agosto 25, 2009

14 jornais do Rio publicam a coluna O presidente responde

 A oitava edição da coluna O Presidente Responde, assinada por Lula, foi publicada hoje. Ao todo, 145 jornais estão cadastrados. No estado do Rio, são estes 14 abaixo:
 
A Voz da Serra – Nova Friburgo (RJ)
Correio de Notícias – Volta Redonda(RJ)
Diário Comercial – Rio de Janeiro
Diário da Costa do Sol – Macaé (RJ)
Entre Rios – Três Rios 
Folha da Manhã – Campos dos Goytacazes
Folha de Teresópolis – Teresópolis 
Folha Fluminense – Resende (Semanal)
Jornal Foco Popular – Seropédica (Quinzenal)
Meia Hora – Rio de Janeiro
Monitor Mercantil – Rio de Janeiro
O Debate – Diário de Macaé – Macaé
Povo do Rio – Rio de Janeiro
Tribuna da Serra – Cordeiro (Semanal)
 
A coluna estará à disposição dos veículos de comunicação não-cadastrados e ao público em geral no site da Secretaria de Imprensa (www.imprensa.planalto.gov.br) às terças-feiras, depois de publicada pelos jornais impressos cadastrados.

sábado, agosto 22, 2009

O que fazer para diminuir a reincidência criminal de 80% no estado do Rio?

O que fazer para diminuir a reincidência criminal de 80% no estado do Rio? Os dados são da Secretaria de estado de Administração Penitenciária (SEAP) e a pergunta será debatida na próxima quinta-feira, 27 de agosto no Auditório Nelson Ribeiro Alves (Av. Erasmo Braga 115, 4º andar, Castelo), entre 9h30m e meio-dia. A Escola da Magistratura do estado do Rio (EMERJ) reunirá um grupo de acadêmicos para discutir a inserção social de egressos do sistema penitenciário e jovens em conflito com a lei. Participarão do encontro magistrados, especialistas e 80 empreendedores do Projeto Incubadora de Empreendimentos para Egressos (IEE).

sexta-feira, agosto 21, 2009

Era uma outra História: Política Social do Governo Itamar Franco: 1992-1994

Denise Paiva lança o livro "Era uma outra História: Política Social do Governo Itamar Franco: 1992-1994" (Editora UFJF) nesta quinta-feira, às 18h, no Salão Moniz Aragão-FCC, Campus UFRJ Praia Vermelha-Rio. O evento conta com o apoio do NETCCON-JPPS, NEPP e Fundação Astrogildo Pereira.

As presenças do presidente Itamar Franco, do ministro Jamil Haddad, de Luiza Erundina, de Adair Rocha, representante do MinC no Rio de Janeiro, de Celso Japiassú e de Aspásia Camargo, entre outras,  já estão confirmadas, de acordo com os organizadores. A coordenação da mesa será feita pelo Professor Evandro Vieira Ouriques, coordenador do NETCCON e do JPPS, e pela Professora Mariléa Venâncio Porfírio, coordenadora do NEPP.

O Plano Real é o grande destaque do período. A criação da ONG Ação pela Cidadania também marcou a época.

terça-feira, agosto 18, 2009

Dia Mundial da Fotografia

Uma exposição coletiva com o trabalho de pelo menos 20 repórteres fotográficos em Copas do Mundo de futebol, de 1958 a 2006, e uma projeção de imagens sobre o tema "Trabalhadores" vão comemorar o Dia Mundial da Fotografia, amanhã (19), às 19h30. Em seguida, haverá debate. "O Brasil de Todas as Copas" Auditório João Saldanha – Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, Cinelândia. Entrada Franca

Sangue bom

Os componentes do sangue, sistemas de defesa, medula óssea, sistema circulatório, DNA, tipagem sanguínea, a relação entre alimentação, doenças e imunidade serão mostrados de uma maneira totalmente diferente da convencional no Espaço Ciência Viva, no dia 29 de agosto, a partir das 14h. A exposição Sábado da Ciência - Um mergulho no sangue é gratuita  e fica na Rua Heitor Beltrão 321, Tijuca. http://www.cienciaviva.org.br

segunda-feira, agosto 10, 2009

Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo será transmitida em tempo real

A Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo, entre os dias 15 e 18 de agosto, em Lima, no Peru, será transmitida em tempo real. Todo o encontro será fechado e os jornalistas que se registrarem vão poder assistir às apresentações pela internet. O Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS) e a Transparência Internacional organizam o evento pela primeira vez.

quinta-feira, julho 30, 2009

Rádios comunitárias

O Ministério das Comunicações encerra nesta quinta-feira, 30 de julho, as inscrições para novas rádios comunitárias. Os interessados em uma das 463 autorizações devem enviar a documentação ao Ministério das Comunicações via Correios ou protocolar na sede do Ministério em Brasília

quarta-feira, julho 08, 2009

Campanha pela vida

Repassando. A "Campanha em Defesa da Vida", que se repete desde 23 de julho de 1993 (quando ocorreu a Chacina da Candelária), será focada em dois atos:

Dia 23/07/09 - Conferência Livre da Infância e Juventude sobre Segurança Pública "em Memória Candelária"

Horário - 10.00 às 18.00 horas

Local   - Auditório da OAB - Rua Marechal Câmara, 35/9º andar – Castelo

Inscrição: juventude.conferenc ialivre@gmail. com (com nome, idade, escolaridade, endereço completo, email optativo)

Informações: 2333.0182 – com Eliane Pimenta (CEDCA – Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente)

 Dia 24/07/09 - Caminhada em Defesa da Vida

09 horas - Concentração em frente à Igreja da Candelária
10 horas - Missa e Ato Ecumênico pelos 16 anos da morte dos oito meninos na Chacina 
11 horas - Caminhada "Em Defesa da Vida", pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia

terça-feira, junho 30, 2009

Meu pai, minha mãe e o Tio Frank

Comemoramos ontem o aniversário do meu pai e da minha mãe no Tio Frank, que estava inaugurando seu bar na Rua Ituverava, em Jacarepaguá. Foi uma bela surpresa! No cardápio, cervejas uruguaias, argentina (Quilmes), belga (Stella Artois), alemã (não me lembro o nome), além das brazucas Bohemia e a ótima Serra Malte. Todas de garrafa! Os tira-gostos não são lá muuuuito variados, mas agradam. A decoração da casa é muito simpática, com chão de pedras portuguesas e ambiente bem arejado. Uma charmosa opção para bater-papo.

sexta-feira, junho 26, 2009

Ele responde

Estão abertas as inscrições dos jornais impressos interessados em publicar coluna semanal assinada pelo presidente Lula. A coluna terá o formato de perguntas e respostas e deverá ser publicada sempre às terças-feiras, a partir do dia 7 de julho. As perguntas dos leitores serão enviadas pelos jornais para a Secretaria de Imprensa, que selecionará três por semana. Todos os jornais receberão exatamente o mesmo material para publicação.

A coluna estará à disposição dos veículos de comunicação não-cadastrados e ao público em geral no site da Secretaria de Imprensa (imprensa.planalto.gov.br) às terças-feiras, depois de publicada pelos jornais impressos cadastrados.

terça-feira, junho 23, 2009

Conferência Livre sobre Segurança Pública

Domingo que vem, acontece na Nova Holanda, uma das favelas do Conjunto da Maré, a Conferência Livre sobre Segurança Pública. Será no Centro de Artes da Rua Bittencourt Sampaio 181. O evento é aberto aos cidadãos, vítimas diretas da violência tatuada no cotidiano carioca - e especialmente cruel com os moradores de comunidades populares como a Maré e seus mais de 150 mil habitantes. A realização é de um grupo de ONGs, entre elas a Redes de Desenvolvimento da Maré e o movimento Rio como vamos.  http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/post.asp?t=ideias-contra-violencia&cod_post=197344

quarta-feira, junho 03, 2009

Celebração inter-religiosa de prece

Hoje será realizada uma celebração inter-religiosa de prece para as 228 vítimas do vôo AF 447 de 1° de junho de 2009, para suas famílias e seus entes próximos. Será na Catedral Notre-Dame de Paris. No final, será lido o poema "Passos sobre a areia" de Ademar de Barros, poeta brasileiro:

Uma noite, eu tive um sonho,

Eu caminhava pela praia, lado a lado com o Senhor, deixando uma dupla pegada na areia, a minha e a do Senhor.

Veio-me a idéia – era um sonho – de que cada um dos meus passos representava um dia da minha vida.  (…) Mas observei que em certos lugares em vez de duas pegadas, havia apenas uma. Então, dirigindo-me ao Senhor, ousei repreendê-Lo:

"O Senhor nos havia no entanto prometido de estar conosco todos os dias!

Por que não cumpristes a vossa promessa?

Por que me deixastes sozinho no pior momento da minha vida?

Nos dias em que eu mais precisava da vossa presença."

Mas o Senhor me respondeu:"Meu amigo, os dias em que tu vês uma única marca de passos sobre a areia, são os dias em que Eu te carreguei."

quinta-feira, maio 28, 2009

Manga com leite - Estudantes de Comunicação publicam Revista pela Internet

A turma de Redação e Edição da professora Maracy Guimarães lançou no dia 22 a revista Manga com leite. O trabalho é realizado com softwares livres e sem custo de produção. Uma dica: não mande seu currículo com a pretensão salarial...
 
Estudantes de Comunicação publicam Revista Eletrônica pela Internet

 

A revista virtual Manga com Leite está no ar. O novo veículo de comunicação partiu da iniciativa dos alunos do curso de jornalismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) no MéierRedação e Edição em Impressos se apropriaram das ferramentas disponíveis na internet e produziram 28 páginas com informações variadas a custo zero. O trabalho pode ser visitado no site http://mangacomleite.webnode.com/a-revista/.

Com a proposta de promover experimentos, jornalismo e outras hipóteses, os alunos enfrentaram as dificuldades de impressão do Jornal Laboratório e as limitações de cor e tiragem com criatividade. Para a rede, os estudantes puderam produzir um veículo totalmente colorido, sem limite de páginas, com imagens livres de direitos autorais ou feitas com equipamentos próprios. Foi também possível testar ferramentas eletrônicas que auxiliam a virada de páginas e até colocam a marca da revista no endereço do site. A criação do site foi do aluno Rafael Queres (rafaelqueres@gmail.com) que se dedicou integralmente a realização do projeto.

A concepção da revista foi coletiva. Os alunos puderam indicar pautas e realizar reportagens com a orientação da professora (maracyguimaraes@gmail.com), mas coube a todos a aprovação do material publicado. Da mesma maneira surgiu o nome: Manga com Leite. A escolha foi em sala com muitas idéias esquisitas, passando por "As Perseguidas", "O Mesmo", "Os Sapos" e, até, "Amostra Grátis". No final, ninguém lembrava quem deu a idéia da Manga com Leite... Mas a história todos conheciam: Manga com leite mata. A lenda surgiu na época colonial e foi usada pelos senhores de escravos para impedir que os servos comessem o fruto, considerado de valor nobre, tendo em vista que o leite era abundante nas fazendas.

 

Repercussão

Antes mesmo da edição da Manga com Leite estar disponível, o veículo começou a ser divulgado em comunidades do Orkut, no MSN e no Twitter. O resultado surpreendeu aos idealizadores. Muitos estudantes e recém formados em jornalismo fizeram contato para participar da empreitada. Teve gente de São Paulo, Salvador e de outras faculdades interessados em dispor de um espaço para publicar. Outros enviaram currículos e, até, pretensão salarial.

 

Para a segunda edição, o acesso aos colaboradores está aberto. Não há restrição de assuntos, mas a publicação vai depender da aprovação de toda a equipe. Assim, os alunos podem exercer, na prática, o direito a liberdade de expressão enquanto assumem publicamente a responsabilidade de fazer do jornalismo um exercício constante de aperfeiçoamento e confiabilidade da informação independente da obrigatoriedade do diploma ou não.

As promessas do prefeito de melhorar a saúde do Rio

Anúncio de planos, como promessas de campanha, devem ser guardadas para não serem esquecidas e, depois, cobradas. Abaixo, o plano da prefeitura para melhorar a saúde do Rio.
 
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, Hans Dohmann, anunciaram hoje (28/05) o plano para reestruturar a saúde do Rio de Janeiro. O projeto, que divide a cidade em dez áreas e prevê a cobertura completa de saúde em cada uma delas, começará pela Área de Planejamento 5.3, que engloba os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência. "A área mais carente da cidade é a Zona Oeste, e dentro dela Santa Cruz, Sepetiba e Paciência são as mais abandonadas. Queremos começar pela área mais difícil, as áreas onde as pessoas precisam de mais atenção e estão sofrendo mais", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O Saúde Presente marca o início de uma nova fase para o atendimento de saúde do carioca. Com ele, a população passa a contar com um sistema integrado e personalizado de assistência onde cada pessoa terá um médico que a acompanhará e, quando necessário, fará os encaminhamentos para outras especialidades, unidades ou para realização de exames. Essa rede contará ainda com agentes de Vigilância em Saúde e agentes de Defesa Civil que atuarão juntos às equipes de Saúde da Família. Também haverá um sistema de telemedicina para apoio diagnóstico e encaminhamento de casos.  Para tanto, serão investidos cerca de R$ 140 milhões entre recursos municipais e federais. As ações serão implantadas até março de 2010.

"O Plano muda o foco da saúde, ou seja, cuidar de atenção básica, ter o médico próximo das pessoas. As pessoas não podem ser obrigadas a ir à emergência de um hospital a cada dor de cabeça, a cada dor nas costas. Tem que ter um médico próximo, e a gente quer aumentar a cobertura do Saúde da Família para 100% da população
carioca. Aqui não tem milagre, não vai ser resolvido em tempo tão curto quanto a gente gostaria, mas vamos avançar muito nessa direção", explicou o prefeito.

O Saúde Presente permitirá que toda a população da região tenha cobertura de Saúde da Família, novas unidades de saúde serão construídas e as já existentes passarão por reformas. O horário de funcionamento das unidades será ampliado. Com o Saúde da Família, será possível melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil e a qualidade de vida da população da região, além de reduzir custos hospitalares, na medida em que aumentará a medicina preventiva reduzindo internações, consultas e exames. Para isso, mais de dois mil profissionais atuarão na região.

Clínicas da Família/Saúde da Família -  A região terá ao todo 133 equipes de saúde da família para atender aos mais de 380 mil moradores da região. Serão construídos 19 Clínicas da Família, que abrigarão de 3 a 6 equipes de Saúde da Família cada. Os 17 postos de saúde já existentes serão reformados.

Dessa forma, os pacientes com problemas crônicos como hipertensão e diabetes serão acompanhados pelo seu médico e encaminhados para consultas ambulatoriais na policlínica. Isso diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre outras.

Saúde Bucal - No total, 43 equipes de saúde bucal comporão o sistema, integrando  o Saúde da Família.  

Agentes de Defesa Civil -  Haverá núcleos comunitários de Defesa Civil, formando multiplicadores dentro da região. Com isso, será possível atuar de forma preventiva em situações de vulnerabilidade. Cada três equipes de Saúde da Família terá um agente, que atuará com a comunidade. O município do Rio de Janeiro será pioneiro nesse tipo de ação.

Agentes de Vigilância em Saúde - Atuará junto com a equipe de Saúde da Família, fazendo o trabalho de prevenção e combate à dengue, além de outras doenças. O agente desenvolverá suas atividades em uma região específica, atuando de forma permanente e interagindo com a população do local.    

Policlínica - A Policlínica Lincoln de Freitas será a unidade de referência para atendimentos ambulatoriais especializados. Uma equipe multiprofissional realizará consultas especializadas, procedimentos e exames.

Unidades de Pronto-atendimento 24 horas (UPA) - A região contará com duas unidades de Pronto-atendimento para prestar o atendimento de emergência na região. Uma delas,  já existente na comunidade do Cesarão, e a outra, em fase de estudos, deverá ser implantada na Av. Brasil, na altura de Santa Cruz.  

CAPSad e CAPSi - Centros de Atenção Psicossocial - Unidades especializadas em saúde mental para recuperação e reinserção social de pacientes internados ou com transtornos graves. Também oferece  Serviço especializado para o atendimento infanto-juvenil (CAPsi) e no cuidado de usuários/adictos em álcool e drogas (CAPad).  A região conta hoje com um CAPS e ganhará mais 3, um infantil, um para usuários de álcool e drogas e um com funcionamento 24 horas, que será o primeiro na cidade. 

Hospital de referência - O Hospital Estadual Pedro II será referência para alta complexidade da área.

Telemedicina -  Será criada uma central que contará com equipes treinadas que darão apoio de diagnóstico, tratamento e encaminhamento em áreas como cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia, entre outras. A central ainda promoverá capacitação permanente às equipes.

Farmácia Presente - Serão construídas 4 farmácias municipais na região para distribuição de medicamentos da relação municipal.

Ampliação do horário de funcionamento - 18 unidades terão seus horários ampliados, passando a funcionar até as 20 horas. Hoje, funcionam até as 17 horas.

terça-feira, maio 26, 2009

Quarto Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo

Jornalistas e estudantes de jornalismo já podem se inscrever para o 4º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Organizado pela a Abraji e pela Universidade Anhembi Morumbi, o evento acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de julho, em São Paulo. O evento é dividido em palestras e workshops simultâneos, baseados em dois eixos temáticos principais: coberturas sobre Amazônia e sobre Crime Organizado. Quem pagar a taxa de inscrição até o dia 19 de junho terá direito a um desconto de 20%. http://www.abraji.org.br/?id=112

quarta-feira, maio 20, 2009

Impactos do Comperj em discussão

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU–Habitat), em parceria com a Petrobras, por meio do Centro de Informações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), realizará no dia 21 de maio o Seminário Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Desenvolvimento Sustentável na Região do Conleste.

Na cerimônia de abertura, estarão presentes o prefeito de Tanguá e presidente do Conleste, Carlos Pereira; o reitor da UFF, Roberto Salles; o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa; e a diretora regional da ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe, Cecília Martinez Leal.

O evento faz parte do projeto A Observação Internacional dos Impactos do Comperj sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMS) nos Municípios do Conleste e tem como objetivo apresentar os indicadores do milênio entre os anos 2000 e 2007 aos gestores municipais do consórcio, às esferas do poder público estadual e federal, ao setor privado, às instituições acadêmicas e à cidadania.

Estes indicadores serão disponibilizados numa base de dados georreferenciada e se constituem como referência temporal (linha-base) para o monitoramento dos impactos desse empreendimento sobre os ODMS, nos 11 municípios, sendo uma referência para os governos do Conleste na elaboração de políticas públicas que permitam otimizar os impactos do Comperj na região e inseri-la em um processo de desenvolvimento sustentável.

O seminário é voltado para gestores públicos municipais do Conleste, funcionários do poder público federal e estadual, profissionais do setor privado, instituições acadêmicas e produtoras e disseminadoras de dados e informações. Será realizado no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências da UFF, das 9h às 13h30, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói.

Outras informações pelos telefones (21) 2629-5982, 9626-3950 e 8728-2280.

terça-feira, maio 12, 2009

Revitalização da região portuária do Rio

O ministro do turismo Luiz Barreto e o prefeito Eduardo Paes lançaram esta manhã o Prodetur Cidade do Rio, que prevê investimentos de US$ 187 milhões em cinco anos na revitalização da região Portuária. O prefeito entregou ao ministo uma carta consulta e os dois assinaram um memorando de entendimento do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo). Todo a verba, que contará com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do governo federal, será usada na implementação de projetos como a restauração de galpões culturais da área da Gamboa, recuperação do Morro da Conceição, e instalação do Museu do Amanhã e da Pinacoteca do Rio na região.

segunda-feira, maio 11, 2009

a tua piscina esta cheia de ratos



O Tempo Não Para
(Cazuza / Arnaldo Brandão)

Disparo contra o sol
sou forte sou por acaso
minha metralhadora cheia de mágoas
eu sou o cara
cansado de correr
na direção contrária
sem podium de chegada
ou beijo de namorada
eu sou mais um cara

Mas se você achar que tô derrotado
saiba que ainda estou rolando os dados
por que o tempo
o tempo não pára
dias sim, dias não
eu vou sobrevivendo sem um arranhão
na caridade de quem me detesta

a tua piscina esta cheia de ratos
tuas idéias não correspondem aos fatos
o tempo não para
eu vejo um futuro repete o passado
eu vejo um museu de grandes novidades
o tempo não para
não para não não para

eu não tenho data pra comemorar
às vezes os maus dias são de par em par
procurando agulha no palheiro
nas noites de frio é melhor nem nascer
nas de calor se escolhe é matar ou morrer
e assim nos tornamos brasileiros

te chamam de ladrão de bicha maconheiro
transformam um pais inteiro num puteiro
pois assim se ganha mais dinheiro

a tua piscina esta cheia de ratos
tuas idéias não correspondem aos fatos
o tempo não para
eu vejo um futuro repete o passado
eu vejo um museu de grandes novidades
o tempo não para
não para não não para

quarta-feira, maio 06, 2009

Seminário sobre o crime organizado, no Rio

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro vai realizar, em parceria com o Tribunal de Justiça e com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o seminário "Crime Organizado", que abordará, entre outras questões, a influência do crime organizado no processo eleitoral brasileiro.  No primeiro dia do evento, às 16h, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Alberto Motta Moraes, abordará o tema "A Justiça Eleitoral e o desafio de garantir a liberdade política dos cidadãos".  A palestra de abertura, às 10h, será do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional da Justiça, ministro Gilmar Mendes.
O seminário terá lugar no salão nobre da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), de 11 a 14 de maio, sempre a partir das 9 h. No último dia do encontro, a procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, falará sobre "O papel do legislador na garantia da liberdade civil e política do cidadão e as proposições em andamento no Congresso Nacional". No mesmo dia, o presidente da CPI das Milícias, deputado Marcelo Freixo, abordará o debate sobre a criminalização da política.

segunda-feira, abril 20, 2009

É Campeão!

 
É campeão! Sem peros (sabemos que o time não jogou brilhantemente e que o estadual ainda será decidido em dois jogos etc etc). É o campeão da Taça Rio e é lindo ver essa torcida comemorar. É campeão!
Posted by Picasa

sexta-feira, março 27, 2009

Fotos de explosões

Uma série de imagens colhidas pelo fotógrafo Alan Sailer retrata o exato momento em que um projétil acerta objetos como um vaso cheio de tinta vermelha, frutas suculentas e bolas da água, revelando uma explosão de formas e cores.
 
Foto: Alan Sailer/BBC
Foto de Alan Sailer 'flagra' estilhaços. (Foto: Alan Sailer/BBC)

 

Foto: Alan Sailer/BBC
Foto de Alan Sailer captura objeto explodindo. (Foto: Alan Sailer/BBC)

 

Cobertura de crime "não serve para nada", diz coordenador da Unesco

A cobertura de casos específicos de crime "não serve para nada". Dessa maneira, o coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Guilherme Canela, encerrou a primeira mesa de debate - da qual foi mediador - do seminário "Mídia e violência", que acontece nesta quinta e sexta-feira, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Rio de Janeiro.

A posição defendida por Canela é próxima da apresentada pelo diretor da Abraji e colunista do jornal O Dia Fernando Molica. Em sua opinião, a cobertura jornalística sobre a violência melhorou muito nos últimos anos, mas ainda está longe do ideal. Molica defende uma cobertura da segurança pública.

"Tem que sair da cobertura de polícia para a cobertura de segurança pública", diz Molica.

Apresentando um histórico dos últimos 50 anos na cobertura de violência, Molica afirma que o jornalismo melhorou muito. Agora, os casos são mais bem contextualizados e com mais dados sociais. Entretanto, a imprensa falha ao não cobrar os resultados das ações do Estado.

"O grande desafio da cobertura em segurança pública é aprender a mensurar a violência, para oferecer um produto mais qualificado e que dê menos espaço para ações rápidas e ineficazes", avalia.

Por outro lado, o professor e pesquisador da UFRJ Paulo Vaz critica a "contextualização" feita pelos veículos de imprensa sobre os crimes. "Contextualizar não é só relembrar um outro caso semelhante". Vaz afirma que essa prática reforça o medo, já que passa a ideia de que aquele tipo de crime já aconteceu e vai voltar a acontecer.

Com base em um levantamento realizado com as matérias sobre crimes nos anos de 2001 e 2002, o pesquisador percebeu uma relação sinonímia entre favela e tráfico. Ele afirma que essa conexão está presente no discurso atual da mídia e reflete sobre a sociedade.

"Diante do medo, as pessoas acham possível fazer coisas com outras pessoas que consideram menos humanas", afirma.

Esse também é o temor do repórter da Radio Canada Michel Labrecque. Comparando com a realidade em seu país, o jornalista critica o discurso da imprensa que relaciona violência a um determinado grupo social, no caso do Canadá, jovens negros ou imigrantes, moradores de periferias.

"Isso também afeta as cobertura internacional. Um país não pode ser retratado só pela violência. A violência pode até ser um problema maior, mas também existem políticas sociais positivas, desenvolvimento econômico", comenta, em relação ao problema da violência no Brasil.

quinta-feira, março 26, 2009

Dos millones de dólares para beneficiar jóvenes urbanos.

Organizaciones de base que trabajan en pro de los jóvenes, en países en vías de desarrollo y que buscan mejorar las condiciones de vida de sus comunidades pueden postular a apoyo financiero por parte de UN-HABITAT.

El Fondo de Oportunidades para el Desarrollo a favor de Jóvenes Urbanos dará entre $5,000 y $25,000 dólares a organizaciones lideradas por jóvenes entre 15 y 32 años. 

"En estos tiempos de crisis financiera internacional, no solamente los bancos merecen apoyo financiero. También necesitamos estimular jóvenes que generalmente están en mejor posición para solucionar problemas en sus comunidades", dice la sra. Anna Tibaijuka, Directora Ejecutiva de UN-HABITAT. "El Fondo de Oportunidades está diseñado para proveer apoyo financiero de un millón de dólares por año a iniciativas a favor de jóvenes en urbanización sustentable. Tenemos que utilizar la energía de los jóvenes si queremos superar los problemas de la pobreza urbana".   

Del billón de personas viviendo en asentamientos precarios, se estima que más del 70% tienen menos de 30 años. Hasta el momento estos jóvenes tienen pocos recursos a disposición para mejorar el medio ambiente en que viven. Esto es un descuido por el hecho de haber varias iniciativas en pro de los jóvenes en asentamientos precarios que necesitan apoyo financiero urgente.

El Fondo de Oportunidades para el Desarrollo a favor de Jóvenes Urbanos se ha establecido con el apoyo del gobierno de Noruega, especialmente para proveer fondos a iniciativas de base comunitaria a favor de los jóvenes. Este fondo inicial es de dos millones de dólares por dos años y con posibilidades de renovación

 

El fondo se compromete a apoyar proyectos innovadores a favor de los jóvenes en áreas como empleo, educación, medio ambiente, salud y seguridad. Se estimulan candidaturas de organizaciones que estén trabajando con agencias de gobierno o sector privado. Proyecto con perspectiva de género son bienvenidos.  

Detalles sobre como participar encuentra en: www.unhabitat.org/opfund.

quinta-feira, março 19, 2009

Hoje é dia de São José

Meu divino São José
Aqui estou a vossos pés
Dai-nos chuva com abundância
Meu divino São José
 
No Centro, a Igreja de São José está lotada e com missa de hora em hora. Em tempos de crise, aumenta a fé no padroeiro dos trabalhadores.

quarta-feira, março 11, 2009

Judas buracão!?!

 
CARAMBA!!!
 
 
POR UM MOMENTO ACHEI QUE HAVIA UM MOVIMENTO
NACIONAL DE CAÇA AO JOÃO BURACÃO!!!
 
 
 

Copom reduz juros em 1,5 ponto percentual, maior corte desde 2003

Manifestantes queimam boneco de Henrique Meirelles em frente ao Banco Central / Foto: Givaldo Barbosa - O Globo 

João Buracão sequestrado

João Buracão sequestrado

João Buracão fez um contato há pouco, por telefone, com a redação do EXTRA. Ele foi sequestrado por homens que se diziam a serviço da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, e foi levado para uma casa na Rua Sete de Setembro, no bairro Gradim. Entre os envolvidos, estava o irmão da prefeita, Márcio Panisset. O boneco circulava pelo município a caça de buracos, quando foi pego pelos capangas.

Mais grave do que o sequestro de João, porém, foi a agressão covarde à equipe do EXTRA. O fotógrafo Fabiano Rocha foi agredido e teve de entregar sua máquina. Um carro fechou a rua, impedindo que ele, a repórter Ana Carolina Torres e o motorista Noel Messias deixassem o local.

O caso será levado à polícia e já foi comunicado ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

Twitter not found

Parece que o sucesso subiu à cabeça:
 
Twitter is over capacity.
Too many tweets! Please wait a moment and try again.

quinta-feira, março 05, 2009

PAF - Perfuração por arma de fogo

A fotógrafa francesa Aude Chevalier-Beaumel apresenta fotografias, relatos, descrições e vídeos que buscam resgatar do anonimato as histórias de vida das vítimas de armas de fogo e revelar o sofrimento dos parentes. A exposição está no Centro Cultural da Justiça até o dia 26 de abril, de terça a domingo, das 12 às 19h.

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Jornalistas e a violência no Rio

Sindicato dos Jornalistas e Arfoc exigem solução para conter violência. As duas entidades lamentam, em nota, a morte do repórter fotográfico André Alexandre Azevedo, o André AZ, 34 anos, ocorrida ontem, criticam a política de segurança pública no Rio de Janeiro e alertam para o papel da imprensa diante da violência. Segundo Léo Correia, editor de Fotografia de O Dia, onde André trabalhava, o jovem profissional teria um futuro brilhante na profissão. "Ele tinha um olhar sensível para perceber detalhes das imagens."

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Salgueiro conquista o carnaval 2009

Com um belo desfile, Salgueiro conquistou o carnaval 2009. A Beija-Flor mostrou sua força e ficou com a segunda posição. A Vila, que poderia ter ganho o carnaval, ficou com um injusto quarto lugar. Apesar de muitos problemas e uma penalidade, a Porto da Pedra ficou na frente da Mocidade e do Império. Infelizmente, apesar da boa apresentação e ótima bateria, a escola da Serrinha foi rebaixada.
 
1. Salgueiro - 399,0
2. Beija-Flor - 398,0
3. Portela - 397,90
4. Vila Isabel - 397,60
5. Grande Rio - 396,90
6. Mangueira - 396,80
7. Imperatriz - 396,40
8. Viradouro - 395,10
9. Unidos da Tijuca - 393,10
10. Porto da Pedra - 392,40
11. Mocidade - 391,50
12. Império Serrano - 390,70

Renascer fica em segundo no Grupo de Acesso

O resultado final do Grupo de Acesso A é:
 
1. União da Ilha - 239,9
2. Renascer da Jacarepaguá - 239,2
3. Rocinha - 239,0
4. São Clemente - 238,5
5. Estácio de Sá - 238,1
6. Santa Cruz - 327,8
7. Paraíso do Tuiuti - 236,8
8. Império da Tijuca - 236,3
9. Inocentes de Belford Roxo - 235,9
10. Caprichosos de Pilares - 235,3

domingo, fevereiro 22, 2009

Voo 1549

Lembra do Airbus A320 que fez um pouso forçado no Rio Hudson, em Nova York. A perícia do piloto salvou os 155 passageiros. Em cerca de 15 dias, a Federal Aviation Authority liberou as gravações e transcrições do acidente. Jeral Poskey, um consultor de transporte, pegou a rota do avião, analisou, corrigiu e recriou seu trajeto no Google Earth, tendo assim uma vista aérea dessa rota. Ele sobrepôs a gravação às imagens e postou as instruções para você repetir em casa. Esse tipo de sobreposição de dados é o que se chama "mashup".


Flight 1549 Reenactment from Keir Clarke on Vimeo.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Bloco dos blocos de carnaval do Rio

Tem bloco de carnaval no Rio para todos os gostos. Hoje o Carmelitas agita Santa Teresa saindo da Rua Dias de Barros com destino ao Largo dos Guimarães. Quem perder o primeiro, pode se esbaldar no Badalo de Santa Teresa, bloco que toma o Largo das Neves, a partir das 20h.
 
O Azeitona Sem Caroço invade a Rua Dias Ferreira, no Leblon, também às 20h. Já o Concentra, Mas Não Sai fica parado, mas agita a Rua Ipiranga, em Laranjeiras, a partir do mesmo horário. O Rola Preguiçosa começa a espantar a preguiça às 18h, na esquina das ruas Epitácio Pessoa e Maria Quitéria, na Lagoa.
O tradicional Bar Bip-Bip promete varar a noite, a partir das 21h, na Rua Almirante Gonçalves, Copacabana.
A Praça Mauá recebe o Embaixadores da Folia, a partir das 17h, entre a Avenida Rio Branco e a Rua São Bento.
 
Sábado
O Céu na Terra abre os trabalhos, colocando o povo e o bloco na rua a partir das nove da manhã. A concentração acontece no largo do Curvelo, em Santa Teresa.
O Empolga às Nove invade a Rua Henrique Novaes, em Botafogo, às 15h. Neste mesmo horário, também em Botafogo, mas na Rua Arnaldo Quintela, o bloco dos Barbas completa a folia.
O tradicionalíssimo Cordão do Bola Preta, às 16h, se concentra na Rua Sacadura Cabral. Pela primeira vez, este ano o bloco vai ter área VIP: quem comprar a camisa (R$15) vai poder ficar no cercadinho.
 
Domingo
No domingo, um dos blocos mais tradicionais e concorridos, o Cordão do Boitatá, percorre as ruelas da Praça Quinze, saindo do Arco do teles, às nove da manhã.
Ipanema recebe, às 16h, na Praça General Osório, o Simpatia É Quase Amor e, à noite, às 21h, continua no ritmo com o Empolga às Nove, na praia, na altura do Posto 9.
O tradicional Cacique de Ramos leva à Presidente Vargas, esquina com Rio Branco, o desfile das alas guerreiro, apache, tamoio, capoeira e cura-ressaca, a partir das 18h.
 
Segunda-feira
O bloco mistureba Songoro Cosongo se concentra no largo do Curvelo, em Santa Teresa, a partir das onze da manhã.
Às 14h é a vez do Bloco de Segunda agitar a Cobal do Humaitá na comemoração dos seus 22 anos de carnaval.
O Volta, Alice embala os foliões com o enredo que brinca com a crise, a partir das 15h, na Rua Alice, em Laranjeiras.
O Cacique de Ramos marca mais uma vez presença na esquinas da ruas Presidente Vargas e Rio Branco, às 18h.
 
Terça-feira
O Bloco da Ansiedade leva o carnaval de Recife e o frevo, às 15h, para o mercadinho São José, em Laranjeiras.
Além de todos que vão sair a partir das 16h: O Bagunça Meu Coreto, com a Banda Lira de Ouro, levanta a poeira na Praça São Salvador, em Laranjeiras. Já o Meu Bem, Volto Já toma conta das esquinas da Avenida Princesa Isabel e Rua Barata Ribeiro, em Copacabana. O Se Me Der, Eu Como! vai fazer barulho na Rua Doutor Satamine com Rua do Matoso, na Tijuca. Com os foliões vestidos de animais, o Zoobloco leva agitação à Praça Quinze, no Centro.
O Carmelitas também anima mais uma vez Santa Teresa. Desta vez, o bloco divulgou que a concentração será no Largo do Curvelo, às 18 horas.
O Cacique de Ramos se mantém fiel à mesma hora e local para a despedida do Carnaval carioca. No Centro, às 18h.
No Bafo da Onça, que há 53 anos marca presença na festa carnavalesca, o encontro com os foliões acontece às 20h, na esquina da Presidente Vargas com Rio Branco.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Oficina de jornalismo investigativo

No próximo mês uma turma especialíssima de jornalistas vai ensinar meandros do jornalismo investigativo na Faculdade Hélio Alonso (Facha). Qualquer um pode se inscrever até 7 de março.
 
 

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Delícia das sociedades civilizadas

"Meter uma lagosta viva em água a ferver e cozinhá-la ali é uma velha prática culinária no mundo ocidental. Parece que se a lagosta já for morta para o banho, o sabor final será diferente, para pior. Há também quem diga que a rubicunda cor vermelha com que o crustáceo sai da panela se deve justamente à altíssima temperatura da água. Não sei, falo por ouvir dizer, sou incapaz de estrelar convenientemente um ovo. Um dia vi num documentário como alimentam os frangos, como os matam e destroçam, e pouco me faltou para vomitar. E outro dia, que não se me apagou da memória, li numa revista um artigo sobre a utilidade dos coelhos nas fábricas de cosméticos, ficando a saber que as provas sobre qualquer possível irritação causada pelos ingredientes dos champús se fazem por aplicação directa nos olhos desses animais, segundo o estilo do negregado Dr. Morte, que injectava petróleo no coração das suas vítimas. Agora, uma curta notícia aparecida nos jornais informa-me de que, na China, as penas de aves destinadas a recheio de almofadas de dormir são arrancadas assim mesmo, ao vivo, depois limpas, desinfectadas e exportadas para delícia das sociedades civilizadas que sabem o que é bom e está na moda. Não comento, não vale a pena, estas penas bastam." Saramago.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

O Brasil tem 9,2% das pessoas (com dez anos ou mais) analfabetas

O Brasil tem 14 milhões de analfabetos com dez anos ou mais. Isso representa 9% da população. Alagoas é o estado com maior concentração de analfabetos (23% ou 579 pessoas), mas o maior número de analfabetos (com 10 anos ou mais) está na Bahia: 1.950 pessoas (13% dos analfabetos do Brasil). São Paulo tem 1.519 anfalbetos, 10,3% do total do Brasil ou 4,2% do total dos paulistas. Já o Rio tem 533 analfabetos, o que significa 3,6% do total do Brasil e 4% do estado.

 
 

Pessoas de 10 anos ou mais de idade por alfabetização e grupos de idade - PNAD 2007

 

Grupos de idade = 10 anos ou mais

 

Brasil e Unidade da Federação

Alfabetização

 

Total

Alfabetizadas

Não alfabetizadas

% *

%**

Brasil

159.361

144.672

14.689

9,2

 

Rondônia

1.279

1.169

109

8,5

0,74

Acre

517

443

75

14,5

0,51

Amazonas

2.656

2.465

191

7,2

1,3

Roraima

326

297

29

8,9

0,19

Pará

5.771

5.143

628

10,9

4,27

Amapá

493

465

29

5,9

0,19

Tocantins

1.094

956

138

12,6

0,93

Maranhão

4.960

3.963

997

20,1

6,78

Piauí

2.561

2.010

550

21,5

3,74

Ceará

6.891

5.691

1.201

17,4

8,17

Rio Grande do Norte

2.537

2.081

455

17,9

3,09

Paraíba

3.000

2.354

646

21,5

4,39

Pernambuco

7.090

5.887

1.203

17,0

8,18

Alagoas

2.528

1.949

579

22,9

3,94

Sergipe

1.681

1.430

251

14,9

1,7

Bahia

11.631

9.681

1.950

16,8

13,27

Minas Gerais

16.748

15.402

1.346

8,0

9,16

Espírito Santo

2.979

2.748

231

7,8

1,57

Rio de Janeiro

13.696

13.143

553

4,0

3,62

São Paulo

35.894

34.375

1.519

4,2

10,34

Paraná

8.945

8.416

528

5,9

3,59

Santa Catarina

5.206

4.996

210

4,0

1,42

Rio Grande do Sul

9.553

9.111

441

4,6

3

Mato Grosso do Sul

1.963

1.815

148

7,5

1

Mato Grosso

2.398

2.183

215

9,0

1,46

Goiás

4.922

4.527

396

8,0

2,69

Distrito Federal

2.044

1.975

70

3,4

0,47

Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

 

 

* Total de analfabetos da população do estado

 

 

 

** Representatividade do analfabetismo do estado dentro do analfabetismo total do Brasil