quinta-feira, maio 28, 2009

Manga com leite - Estudantes de Comunicação publicam Revista pela Internet

A turma de Redação e Edição da professora Maracy Guimarães lançou no dia 22 a revista Manga com leite. O trabalho é realizado com softwares livres e sem custo de produção. Uma dica: não mande seu currículo com a pretensão salarial...
 
Estudantes de Comunicação publicam Revista Eletrônica pela Internet

 

A revista virtual Manga com Leite está no ar. O novo veículo de comunicação partiu da iniciativa dos alunos do curso de jornalismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) no MéierRedação e Edição em Impressos se apropriaram das ferramentas disponíveis na internet e produziram 28 páginas com informações variadas a custo zero. O trabalho pode ser visitado no site http://mangacomleite.webnode.com/a-revista/.

Com a proposta de promover experimentos, jornalismo e outras hipóteses, os alunos enfrentaram as dificuldades de impressão do Jornal Laboratório e as limitações de cor e tiragem com criatividade. Para a rede, os estudantes puderam produzir um veículo totalmente colorido, sem limite de páginas, com imagens livres de direitos autorais ou feitas com equipamentos próprios. Foi também possível testar ferramentas eletrônicas que auxiliam a virada de páginas e até colocam a marca da revista no endereço do site. A criação do site foi do aluno Rafael Queres (rafaelqueres@gmail.com) que se dedicou integralmente a realização do projeto.

A concepção da revista foi coletiva. Os alunos puderam indicar pautas e realizar reportagens com a orientação da professora (maracyguimaraes@gmail.com), mas coube a todos a aprovação do material publicado. Da mesma maneira surgiu o nome: Manga com Leite. A escolha foi em sala com muitas idéias esquisitas, passando por "As Perseguidas", "O Mesmo", "Os Sapos" e, até, "Amostra Grátis". No final, ninguém lembrava quem deu a idéia da Manga com Leite... Mas a história todos conheciam: Manga com leite mata. A lenda surgiu na época colonial e foi usada pelos senhores de escravos para impedir que os servos comessem o fruto, considerado de valor nobre, tendo em vista que o leite era abundante nas fazendas.

 

Repercussão

Antes mesmo da edição da Manga com Leite estar disponível, o veículo começou a ser divulgado em comunidades do Orkut, no MSN e no Twitter. O resultado surpreendeu aos idealizadores. Muitos estudantes e recém formados em jornalismo fizeram contato para participar da empreitada. Teve gente de São Paulo, Salvador e de outras faculdades interessados em dispor de um espaço para publicar. Outros enviaram currículos e, até, pretensão salarial.

 

Para a segunda edição, o acesso aos colaboradores está aberto. Não há restrição de assuntos, mas a publicação vai depender da aprovação de toda a equipe. Assim, os alunos podem exercer, na prática, o direito a liberdade de expressão enquanto assumem publicamente a responsabilidade de fazer do jornalismo um exercício constante de aperfeiçoamento e confiabilidade da informação independente da obrigatoriedade do diploma ou não.

As promessas do prefeito de melhorar a saúde do Rio

Anúncio de planos, como promessas de campanha, devem ser guardadas para não serem esquecidas e, depois, cobradas. Abaixo, o plano da prefeitura para melhorar a saúde do Rio.
 
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, Hans Dohmann, anunciaram hoje (28/05) o plano para reestruturar a saúde do Rio de Janeiro. O projeto, que divide a cidade em dez áreas e prevê a cobertura completa de saúde em cada uma delas, começará pela Área de Planejamento 5.3, que engloba os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência. "A área mais carente da cidade é a Zona Oeste, e dentro dela Santa Cruz, Sepetiba e Paciência são as mais abandonadas. Queremos começar pela área mais difícil, as áreas onde as pessoas precisam de mais atenção e estão sofrendo mais", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O Saúde Presente marca o início de uma nova fase para o atendimento de saúde do carioca. Com ele, a população passa a contar com um sistema integrado e personalizado de assistência onde cada pessoa terá um médico que a acompanhará e, quando necessário, fará os encaminhamentos para outras especialidades, unidades ou para realização de exames. Essa rede contará ainda com agentes de Vigilância em Saúde e agentes de Defesa Civil que atuarão juntos às equipes de Saúde da Família. Também haverá um sistema de telemedicina para apoio diagnóstico e encaminhamento de casos.  Para tanto, serão investidos cerca de R$ 140 milhões entre recursos municipais e federais. As ações serão implantadas até março de 2010.

"O Plano muda o foco da saúde, ou seja, cuidar de atenção básica, ter o médico próximo das pessoas. As pessoas não podem ser obrigadas a ir à emergência de um hospital a cada dor de cabeça, a cada dor nas costas. Tem que ter um médico próximo, e a gente quer aumentar a cobertura do Saúde da Família para 100% da população
carioca. Aqui não tem milagre, não vai ser resolvido em tempo tão curto quanto a gente gostaria, mas vamos avançar muito nessa direção", explicou o prefeito.

O Saúde Presente permitirá que toda a população da região tenha cobertura de Saúde da Família, novas unidades de saúde serão construídas e as já existentes passarão por reformas. O horário de funcionamento das unidades será ampliado. Com o Saúde da Família, será possível melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil e a qualidade de vida da população da região, além de reduzir custos hospitalares, na medida em que aumentará a medicina preventiva reduzindo internações, consultas e exames. Para isso, mais de dois mil profissionais atuarão na região.

Clínicas da Família/Saúde da Família -  A região terá ao todo 133 equipes de saúde da família para atender aos mais de 380 mil moradores da região. Serão construídos 19 Clínicas da Família, que abrigarão de 3 a 6 equipes de Saúde da Família cada. Os 17 postos de saúde já existentes serão reformados.

Dessa forma, os pacientes com problemas crônicos como hipertensão e diabetes serão acompanhados pelo seu médico e encaminhados para consultas ambulatoriais na policlínica. Isso diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre outras.

Saúde Bucal - No total, 43 equipes de saúde bucal comporão o sistema, integrando  o Saúde da Família.  

Agentes de Defesa Civil -  Haverá núcleos comunitários de Defesa Civil, formando multiplicadores dentro da região. Com isso, será possível atuar de forma preventiva em situações de vulnerabilidade. Cada três equipes de Saúde da Família terá um agente, que atuará com a comunidade. O município do Rio de Janeiro será pioneiro nesse tipo de ação.

Agentes de Vigilância em Saúde - Atuará junto com a equipe de Saúde da Família, fazendo o trabalho de prevenção e combate à dengue, além de outras doenças. O agente desenvolverá suas atividades em uma região específica, atuando de forma permanente e interagindo com a população do local.    

Policlínica - A Policlínica Lincoln de Freitas será a unidade de referência para atendimentos ambulatoriais especializados. Uma equipe multiprofissional realizará consultas especializadas, procedimentos e exames.

Unidades de Pronto-atendimento 24 horas (UPA) - A região contará com duas unidades de Pronto-atendimento para prestar o atendimento de emergência na região. Uma delas,  já existente na comunidade do Cesarão, e a outra, em fase de estudos, deverá ser implantada na Av. Brasil, na altura de Santa Cruz.  

CAPSad e CAPSi - Centros de Atenção Psicossocial - Unidades especializadas em saúde mental para recuperação e reinserção social de pacientes internados ou com transtornos graves. Também oferece  Serviço especializado para o atendimento infanto-juvenil (CAPsi) e no cuidado de usuários/adictos em álcool e drogas (CAPad).  A região conta hoje com um CAPS e ganhará mais 3, um infantil, um para usuários de álcool e drogas e um com funcionamento 24 horas, que será o primeiro na cidade. 

Hospital de referência - O Hospital Estadual Pedro II será referência para alta complexidade da área.

Telemedicina -  Será criada uma central que contará com equipes treinadas que darão apoio de diagnóstico, tratamento e encaminhamento em áreas como cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia, entre outras. A central ainda promoverá capacitação permanente às equipes.

Farmácia Presente - Serão construídas 4 farmácias municipais na região para distribuição de medicamentos da relação municipal.

Ampliação do horário de funcionamento - 18 unidades terão seus horários ampliados, passando a funcionar até as 20 horas. Hoje, funcionam até as 17 horas.

terça-feira, maio 26, 2009

Quarto Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo

Jornalistas e estudantes de jornalismo já podem se inscrever para o 4º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Organizado pela a Abraji e pela Universidade Anhembi Morumbi, o evento acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de julho, em São Paulo. O evento é dividido em palestras e workshops simultâneos, baseados em dois eixos temáticos principais: coberturas sobre Amazônia e sobre Crime Organizado. Quem pagar a taxa de inscrição até o dia 19 de junho terá direito a um desconto de 20%. http://www.abraji.org.br/?id=112

quarta-feira, maio 20, 2009

Impactos do Comperj em discussão

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU–Habitat), em parceria com a Petrobras, por meio do Centro de Informações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), realizará no dia 21 de maio o Seminário Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Desenvolvimento Sustentável na Região do Conleste.

Na cerimônia de abertura, estarão presentes o prefeito de Tanguá e presidente do Conleste, Carlos Pereira; o reitor da UFF, Roberto Salles; o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa; e a diretora regional da ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe, Cecília Martinez Leal.

O evento faz parte do projeto A Observação Internacional dos Impactos do Comperj sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMS) nos Municípios do Conleste e tem como objetivo apresentar os indicadores do milênio entre os anos 2000 e 2007 aos gestores municipais do consórcio, às esferas do poder público estadual e federal, ao setor privado, às instituições acadêmicas e à cidadania.

Estes indicadores serão disponibilizados numa base de dados georreferenciada e se constituem como referência temporal (linha-base) para o monitoramento dos impactos desse empreendimento sobre os ODMS, nos 11 municípios, sendo uma referência para os governos do Conleste na elaboração de políticas públicas que permitam otimizar os impactos do Comperj na região e inseri-la em um processo de desenvolvimento sustentável.

O seminário é voltado para gestores públicos municipais do Conleste, funcionários do poder público federal e estadual, profissionais do setor privado, instituições acadêmicas e produtoras e disseminadoras de dados e informações. Será realizado no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências da UFF, das 9h às 13h30, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói.

Outras informações pelos telefones (21) 2629-5982, 9626-3950 e 8728-2280.

terça-feira, maio 12, 2009

Revitalização da região portuária do Rio

O ministro do turismo Luiz Barreto e o prefeito Eduardo Paes lançaram esta manhã o Prodetur Cidade do Rio, que prevê investimentos de US$ 187 milhões em cinco anos na revitalização da região Portuária. O prefeito entregou ao ministo uma carta consulta e os dois assinaram um memorando de entendimento do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo). Todo a verba, que contará com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do governo federal, será usada na implementação de projetos como a restauração de galpões culturais da área da Gamboa, recuperação do Morro da Conceição, e instalação do Museu do Amanhã e da Pinacoteca do Rio na região.

segunda-feira, maio 11, 2009

a tua piscina esta cheia de ratos



O Tempo Não Para
(Cazuza / Arnaldo Brandão)

Disparo contra o sol
sou forte sou por acaso
minha metralhadora cheia de mágoas
eu sou o cara
cansado de correr
na direção contrária
sem podium de chegada
ou beijo de namorada
eu sou mais um cara

Mas se você achar que tô derrotado
saiba que ainda estou rolando os dados
por que o tempo
o tempo não pára
dias sim, dias não
eu vou sobrevivendo sem um arranhão
na caridade de quem me detesta

a tua piscina esta cheia de ratos
tuas idéias não correspondem aos fatos
o tempo não para
eu vejo um futuro repete o passado
eu vejo um museu de grandes novidades
o tempo não para
não para não não para

eu não tenho data pra comemorar
às vezes os maus dias são de par em par
procurando agulha no palheiro
nas noites de frio é melhor nem nascer
nas de calor se escolhe é matar ou morrer
e assim nos tornamos brasileiros

te chamam de ladrão de bicha maconheiro
transformam um pais inteiro num puteiro
pois assim se ganha mais dinheiro

a tua piscina esta cheia de ratos
tuas idéias não correspondem aos fatos
o tempo não para
eu vejo um futuro repete o passado
eu vejo um museu de grandes novidades
o tempo não para
não para não não para

quarta-feira, maio 06, 2009

Seminário sobre o crime organizado, no Rio

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro vai realizar, em parceria com o Tribunal de Justiça e com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o seminário "Crime Organizado", que abordará, entre outras questões, a influência do crime organizado no processo eleitoral brasileiro.  No primeiro dia do evento, às 16h, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Alberto Motta Moraes, abordará o tema "A Justiça Eleitoral e o desafio de garantir a liberdade política dos cidadãos".  A palestra de abertura, às 10h, será do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional da Justiça, ministro Gilmar Mendes.
O seminário terá lugar no salão nobre da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), de 11 a 14 de maio, sempre a partir das 9 h. No último dia do encontro, a procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, falará sobre "O papel do legislador na garantia da liberdade civil e política do cidadão e as proposições em andamento no Congresso Nacional". No mesmo dia, o presidente da CPI das Milícias, deputado Marcelo Freixo, abordará o debate sobre a criminalização da política.