quarta-feira, maio 20, 2009

Impactos do Comperj em discussão

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU–Habitat), em parceria com a Petrobras, por meio do Centro de Informações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), realizará no dia 21 de maio o Seminário Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Desenvolvimento Sustentável na Região do Conleste.

Na cerimônia de abertura, estarão presentes o prefeito de Tanguá e presidente do Conleste, Carlos Pereira; o reitor da UFF, Roberto Salles; o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa; e a diretora regional da ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe, Cecília Martinez Leal.

O evento faz parte do projeto A Observação Internacional dos Impactos do Comperj sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMS) nos Municípios do Conleste e tem como objetivo apresentar os indicadores do milênio entre os anos 2000 e 2007 aos gestores municipais do consórcio, às esferas do poder público estadual e federal, ao setor privado, às instituições acadêmicas e à cidadania.

Estes indicadores serão disponibilizados numa base de dados georreferenciada e se constituem como referência temporal (linha-base) para o monitoramento dos impactos desse empreendimento sobre os ODMS, nos 11 municípios, sendo uma referência para os governos do Conleste na elaboração de políticas públicas que permitam otimizar os impactos do Comperj na região e inseri-la em um processo de desenvolvimento sustentável.

O seminário é voltado para gestores públicos municipais do Conleste, funcionários do poder público federal e estadual, profissionais do setor privado, instituições acadêmicas e produtoras e disseminadoras de dados e informações. Será realizado no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências da UFF, das 9h às 13h30, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói.

Outras informações pelos telefones (21) 2629-5982, 9626-3950 e 8728-2280.

Nenhum comentário: