segunda-feira, agosto 14, 2006

Os números

Os policias que disseram que 80 carros por dia são roubados na Linha Vermelha certamente estão exagerando. No estado do Rio, em junho, foram roubados 2.786 carros: 93 por dia. Na área da delegacia de São Cristóvão foram roubados 36 carros durante os 30 dias de junho.

A Linha Vermelha tem 23 quilômetros e é monitorada por 16 câmeras de vigilância.

Sete carros da polícia ficam estacionadas em pontos pré-determinados pelo comandante do BPVr. Duas rádios-patrulhas e um carro de supervisão ficam circulando pela via. Durante a semana, quatro policias em motocicletas também atuam na área.

Segundo o tenente-coronel Ricardo Coutinho Pacheco, comandante do BPVr, a incidência de crimes é baixa na Linha Vermelha. De janeiro a julho, segundo ele, foram dois roubos de carro com bandidos armados, nenhum homicídio, nenhum latrocínio e 12 armas apreendidas


— O policiamento estava postado corretamente no local, se aconteceu, vou apurar e vou responsabilizar os policiais. Não dá um quilômetro entre os postos, dá quase que um contato visual. Os índices de roubo da Linha vermelha são baixos.
A viatura pode sair dali sim. Ela não está presa, grudada. Se tiver que sair para perseguir, ele deve informar a supervisão se deslocar e atuar. Primeiro, as viaturas não vão rebocadas mas conduzidas pelos motoristas, em condição de rodar. Eles têm fuzil. O policial não vai para li com arma obsoleta, ainda mais na Linha Vermelha que faço questão de colocar armamento compatível com a periculosidade. Coloco armado de fuzil. A viatura é velha mas está rodando.

— Já estou mandando o tenente ir a DP para pegar o local exato e rever o planejamento.

— Os policiais da Linha Vermelha têm pistola, fuzil e colete. As declarações (de têm armamento inferior) não procedem. Vou instaurar um procedimento pra apurar. Só fui tomar o conhecimento hoje, até pego de surpresa. Eu estava em Campos supervisionando.

— Acredito que há a necessidade de um trabalho de inteligência em cima das pessoas que atuam no aeroporto. Pode denotar o trabalho de uma quadrilha.

— Há muito tempo não este tipo de problema — disse o comandante

Nenhum comentário: