sábado, outubro 06, 2007

Mercecido

Publicado no Blog "Repórter de Crime" do jornalista Jorge Antonio Barros no dia 30.9.2007
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/


Em busca de uma cultura da paz e da prevenção contra o crime

O bom jornalismo é feito de coisas simples no cotidiano de um jornal. O bom jornalismo nem sempre é feito do extraordinário e do espetacular, mas das ações corriqueiras, como é a vida. A vida como ela é, já dizia o título da coluna de Nelson Rodrigues, que foi repórter de polícia. Nem sempre a grande reportagem tem que ser sensacional, mas apenas capturar um instantâneo da realidade. Um que seja.

Foi o que fez a matéria que rendeu a manchete do GLOBO deste domingo - "Pais educam crianças para lidar com a violência no Rio". A reportagem foi descoberta por Claudio Motta, um jovem repórter que promete. Guardem este nome. Motta tem uma força de trabalho esplêndida aliada a um faro jornalístico raro hoje em dia.

Numa época de crise da pauta (a agenda dos assuntos que serão temas de reportagens), Motta sacou a pauta no simples comentário de uma nova leitora deste blog, a professora Adriana Barreiros. Nem eu mesmo, que me orgulho de estar atento, saquei a pauta que Claudio Motta cumpriu com maestria, procurando especialistas e até mesmo vozes dissonantes ou que provocassem algum questionamento.


Nenhum comentário: