sábado, outubro 13, 2007

Rio

É verdade, o post abaixo tem razão: o Rio é repleto de bandalhas. Não só no trânsito, como também em coisas fundamentais, como a água. Mesmo em tempo de estiagem e racionamento (em Niterói, São Gonçalo...) tem gente captando irregularmente - roubando mesmo - no Rio Macacu.

É verdade, o Rio sofre com a violência, entre outras tantas bandalhas. Mas como a nossa cidade carioca é linda!
Com tão bela vista, tenho delírios de que é possível melhorá-la.

Indo para casa, outro dia, pensei em tantas soluções possíveis, que melhoria a vida de tantas pessoas. O sistema de transportes é um grande desafio. Hoje sofremos com o monopólio dos pneus (ônibus e, blarg!, vans). Imaginei o trem modernizado e ampliado, além do metrô cortando a cidade.

Sonhei com as escolas públicas de qualidade, incluindo o ensino eficaz de espanhol e inglês. E, em cada uma delas, um núcleo de formação profissional funcionando vigorosamente: reforço escolar, psicologia, esportes, núcleos de ensino técnico, centros artísticos, informática (tanto manutenção como criação de programas), ensino de diversas profissões etc.. O banco de dados da escola poderia ser o mais ativo meio de contato da prefeitura com os cariocas. Por exemplo, o ponto de partida do programa de saúde da família.

Como o ótimo é inimigo do bom, se cada Núcleo de ensino (CRE) pudesse oferecer um pouco dessa complementação para pelo menos parte dos alunos, já seria um grande começo.

Um sonho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa, também acho! Por aqui rola bandalha pra tudo quanto é lado. O papo é antigo, mas o problema continua atual. Falta de tudo e o principal acho que é a falta de organização dos lares.