segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Futura

Hoje um novo reality show começa a ser exibido na TV brasileira. A notícia seria mais uma se o canal não fosse diferente dos demais. Sem fazer alarde, o Futura põe no ar programas de qualidade, produzidos por produtoras diferentes, dando um colorido especial ao canal. Vejamos alguns bons exemplos.

O BBB do Futura é assim: nove concorrentes, divididos em três grupos, têm como função elaborar uma campanha publicitária para divulgar os trabalhos da ong Nós do Cinema, uma fundação criada pelos diretores Kátia Lund e Fernando Meirelles, responsáveis por filmes como Cidade de Deus. Bom? Ruim? Não sei.

Tão perto, tão longe. Pouco sabemos dos nossos vizinhos de continente. No "Passagem Para...", Luís Nachbin mostra sua peculiar visão sobre cada um dos países das Américas.

O jeitinho brasileiro, associado a práticas ruins, tem seu bom lado revelado pelo programa "O Bom Jeitinho Brasileiro". Bons e emocionantes exemplos são mostrados a cada episódio, quando um novo personagem tem seu dia revelado.

Filmes e documentários, como o "Um Táxi para a Escuridão" também ganham espaço no canal. Em uma minuciosa pesquisa sobre a ação militar americana durante as guerras do Afeganistão e Iraque, o diretor Alex Gibney, já indicado ao Oscar anteriormente, narra as práticas de tortura adotadas pelos soldados contra prisioneiros. O filme retoma as últimas semanas de vida de Dilawar e investiga as manobras políticas da administração do presidente George W. Bush que permitiram a tortura e ocasionaram mortes suspeitas de mais de 100 prisioneiros de guerra nas mãos de americanos.

Experimente.

Um comentário:

Cláudio Motta disse...

Projeto Ong estréia dia 11 de fevereiro, segunda-feira, às 20h30 e reprisa a partir do dia 20, quarta-feira, também às 23h30.

Passagem Para... vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 23h.

Um Táxi para a Escuridão vai ao ar no dia 13 de fevereiro, quarta-feira, às 23h30.

O Bom Jeitinho Brasileiro vai ao ar quarta-feira, às 22h30, com reprises na sexta e no domingo às 16h30.