Milhões de internautas recebem, diariamente, spams. Em todo mundo. O brasileiro, porém, cordial como ele só, interage com o spam. Basta que ele, o lixo eletrônico, seja simpático.
No início de abril, recebi um spam clássico enviado de um correio
@euro.nuca.ie.ufrj.br. Deletei, claro. Mas a mensagem do spam era:
Olá! Algum engraçadinho metido a irônico respondeu a todos:
Olá! Pronto! Até hoje tem gente respondendo a esta mensagem.
Primeiro as pessoas diziam: Olá. Outros alertavam que se tratava de um SPAM, que podia conter vírus, e pediam para que ninguém mais respondesse a todos. Mas sempre alguém respondia: olá. Outros, irritados, xingavam. Alguns pediam para ser excluídos da lista, sem se dar conta que não havia lista, mas um SPAM. Uma das pessoas disse:
Olá. alguem pode me explicar porque estão falando "olá" e porque estou incluida nesses emails... (Flavia Maria de Souza). Sempre respondendo a todos!
De repente, o surreal. Ronaldo Sorocaba/SP sugeriu:
E ai pessoal td bem? Olha não sei quem são vcs, mas acho até interessante mantermos contato. Bom final de semana a vcs. Márcio Cunha comentou:
"Parece que esta nascendo uma comunidade aqui a comunidade do "Olá". Abraços a todos e bom final de semana?"Flávia, de MG, tentou explicar que se tratava de um SPAM, mas entrou na onda
"Tb acho interessante conhecermos novas pessoas. Um bom dia a todos vcs"Wansley Gonçalves, de São Paulo, afirmou:
Gostei da idéia do Ronaldo.....sim, podemos nos conhecer......acredito que se estamos no mesmo e-mail é pq existe algo em comum......se for a lista do NUCA.IE ;....Grasieli Ami, coordenadora Comercial do BuscaPé, xingou e pediu que as pessoas parassem de responder. Mas respondeu. Antes, porém, numa outra mensagem enviada hoje, sugeriu que as pessoas criem uma comunidade! Desejou bom dia e mandou beijos a todos.
Não há limites para a criatividade humana nem para a falta de noção. Enquanto minha caixa lota com tantos olás e spams.
Em tempo, SPAM é o nome das latas de conservas de carne americana; correio eletrônico contendo mensagens irrelevantes, "lixo" (internet), (Babylon).